terça-feira, abril 7, 2020
ENTRETENIMENTO

Vila Natalina terá orquestra, dança, teatro e muitas atrações neste fim de semana

37views

O Natal do Maranhão continua com sua agenda cultural durante todo o mês de dezembro. Para este fim de semana estão previstas apresentações de teatro, dança, orquestra, coral, além das atrações diárias com videomapping, Casa do Papai Noel, chuva de neve, Árvore Cantante, entre outros. A programação acontece nas praças Pedro II e Benedito Leite e Rua da Estrela, Centro Histórico de São Luís.

Nesta sexta-feira (6), tem Orquestra Maranhense de Reggae no palco do Tribunal de Justiça, animando a Vila Natalina a partir das 20h. Destaque também para a apresentação do espetáculo “O macaco malandro” no Coreto da Praça Benedito Leite, ótima opção para a criançada. A peça, com texto de Tatiana Belink e direção de Urias de Oliveira, é uma fábula moderna e conta a história de dois amigos, Dona Raposa e Seu Lobo, que tiveram de se unir para sobreviver.

No sábado (7), a Casa do Papai Noel terá a presença do Coral Infantil Uirapuru na sacada do sobrado da Rua Portugal, além de banda de fanfarra. No Coreto da Benedito Leite, a cantora e artista popular Camila Reis comanda a contação de histórias para os pequenos. Já o palco do TJ terá a Orquestra João do Vale com um repertório de canções natalinas.

Orquestra de Berimbaus

No domingo (8), a programação conta com apresentação especial da Orquestra de Berimbaus Mandingueiros do Amanhã, formado por crianças e adolescentes que mostrarão a versatilidade do instrumento, interpretando ritmos da cultura maranhense. A orquestra existe desde 2008 e foi premiada pelo programa Capoeira Viva, do Ministério da Cultura.

Outra atração do fim de semana é a Pulsar Cia de Dança que apresentará coreografias de dança contemporânea, ballet clássico e jazz. Entre os espetáculos, o clássico natalino “O Quebra Nozes”.

A programação vai acontecer ao longo de todo o mês de dezembro, em vários pontos da cidade, sempre aos fins de semana, com espetáculos teatrais, auto de natal, corais, shows musicais e cantata natalina.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Diego Galdino, convida todos a participarem desse emocionante espetáculo que celebra a paz, a solidariedade e a cultura. “Esta é a terceira edição do Natal de Todos, que já virou tradição na nossa cidade e é aguardado por todos, é um período de encontro com os amigos, com a família e com todos os que fazem a cidade”, ressaltou.

Atrações em mais espaços

A novidade deste ano é a inclusão da programação natalina na Reserva Ambiental do Itapiracó aos sábados, no Espigão Costeiro da Ponta d’Areia, no dia 3 de dezembro, e na Praça Maria Firmina, recém-inaugurada pelo Governo do Maranhão, no dia 23 de dezembro. São lugares que foram recuperados e revitalizados pelo Governo, que tem investido na redemocratização dos espaços públicos.

Em frente ao Palácio dos Leões, as atrações serão apresentadas sempre às sextas-feiras, nos dias 1º, 8 e 15 de dezembro. Além da programação cultural outro atrativo já tradicional no Natal de Todos é o vídeo mapping na fachada do Palácio dos Leões. A atração é diária de 1º de dezembro a 1º de janeiro de 2018.

Papai Noel gigante

Na Praça da Lagoa da Jansen, o público vai se surpreender com o boneco do Papai Noel gigante instalado no meio da Praça, um atrativo a mais num dos pontos mais bonitos da cidade. As atrações na Lagoa acontecem aos sábados, nos dias 2, 9 e 16 de dezembro.

Entre os destaques na Praça da Lagoa a peça teatral Pãozinho com Ovo, no dia 16, promete divertir as crianças. O espetáculo é uma adaptação para o público infantil da peça Pão com Ovo, da Santa Ignorância Companhia de Artes. Os personagens representam no palco o sotaque e os hábitos típicos dos maranhenses de forma engraçada e descontraída.

No Parque do Itapiracó, reserva ambiental que foi totalmente urbanizada, as atrações também prometem encantar a todos. Assim como na Praça da Lagoa, a programação no Parque acontece nos dias 2, 9 e 16 de dezembro.

Forte Santo Antônio

Neste sábado (2), a área do entorno do Forte Santo Antônio contará com cerimônia de abertura, fogos, Casa do Papai Noel, e apresentação do Coral Infantil e espetáculo Natalina da Paixão. O Forte integra o complexo do Espigão da Ponta d’Areia, orla turística da cidade, com vista para a baía de São Marcos.

No dia 20 de dezembro, a Secretaria Municipal de Turismo (Setur) realiza uma grande homenagem ao menino Jesus no Sarau Histórico temático sobre o Natal. A companhia Tramando Teatro será a responsável por levar à Praça Benedito Leite, às 19h, muita poesia e uma excelente história que promete encantar o público.

No encerramento do Natal de Todos, previsto para o dia 22 de dezembro, vários grupos de canto coral realizam cortejo e apresentação cultural na escadaria da Igreja da Sé, no centro histórico de São Luís.

 

Cidade iluminada

Com uma bela decoração cheia de luz e enfeites que simbolizam o período de festa de fim de ano, a Prefeitura de São Luís contribui para potencializar o clima de Natal na capital e valorizar os espaços onde acontecem a programação cultural, dando mais beleza aos monumentos históricos da capital. Os palácios La Ravardière e Leões, a Lagoa da Jansen, o Espigão Costeiro e o Forte Santo Antônio, são alguns dos locais nos quais foram instalados iluminação decorativa alusiva à data.

“Nosso projeto de decoração natalina realça ainda mais a beleza da cidade produzindo um efeito de alegria e sentimento de confraternização entre os maranhenses e pessoas que nos visitam neste período de celebração cristã. A Prefeitura tem trabalhado para transformar a cidade em um local agradável e contribuindo para que as festas de fim de ano sejam de muita luz e paz”, destacou o prefeito Edivaldo.

Ao todo são 36 espaços contemplados pelo projeto de iluminação e decoração natalina elaborado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e executado pela Citelum.

Na escolha dos locais iluminados, a Semosp levou em consideração a relevância histórica dos monumentos e de grande concentração de público. A Prefeitura iluminou praças, rotatórias, pontes São Francisco e Bandeira Tribuzi, elevados da Cohama e do Trabalhador, igrejas da Sé, Nossa Senhora dos Remédios e capela da Ponta d’Areia, entre outras. Espaços públicos nos bairros Camboa, Cohatrac, São Raimundo e João de Deus, além de prédios e monumentos históricos e demais pontos turísticos receberam decoração para o Natal.

As praças Gonçalves Dias, Benedito Leite, Pedro II e Nauro Machado, todas no Centro Histórico da cidade, e as praças da Camboa, Deus é Fiel, no São Raimundo e na Praça da Criança, no Itapiracó também estão em clima de Natal.

Outra grande atração do projeto natalino é a árvore de Natal instalada em frente ao La Ravardière. Além dos pontos de microlâmpadas, o projeto inclui 14 adereços com motivos natalinos como estrela, pinheiros e laços.

Programação

Palácio dos Leões – sextas

08 de dezembro
18h – Papai Noel18h – Ballet Olinda Saul: Suíte de Coppelia projeto dança criança
19h – Reizado Folia de Natal

15 de dezembro
18h – Papai Noel
19h – Espetáculo Teatral: Mariazinha e seu sonho de Natal

APA Itapiracó – sábados (infantil)
02 de dezembro
19h – Cerimônia de abertura, fogos, Casa do Papai NoelCoral Infantil ‘Paz e Bem’
20h – Auto Natalino do Anjo da Guarda

03 de dezembro
18h – Presença do Papai Noel

09 de dezembro
18h – Papai Noel
19h – Reizado Folia de Natal

10 de dezembro
18h – Presença do Papai Noel

16 de dezembro
18h – Papai Noel
18h – Ballet Olinda Saul: Suíte de Coppelia projeto dança criança
19h – Show da Banda Vagalume (infantil)

17 de dezembro
18h – Presença do Papai Noel

Pracinha da Lagoa – sábados
02 de dezembro
19h – Cerimônia de abertura, fogos , acendimento das luzes, Casa do Papai  Noel
20h – Ballet Olinda Saul: Suíte de Coppelia projeto dança criança
20h30 –  Espetáculo teatral Mariazinha e seu sonho de Natal

03 de dezembro
18h – Presença do Papai Noel

09 de dezembro
18h – Papai Noel
19h- Show da Banda Vagalume (infantil)

10 de dezembro
18h – Presença do Papai Noel

16 de dezembro
18h-  Papai Noel
19h – Espetáculo teatral Pãozinho com Ovo

17 de dezembro
18h – Presença do Papai Noel

Forte Santo Antônio – domingo
03 de dezembro
19h Cerimônia de abertura, fogos, Casa do Papai  Noel  com Coral Infantil Uirapuru
20h – Natalina da Paixão

Igreja da Sé – sexta
22 de dezembro
19h  –  Cantata Natalina

Praça Maria Firmina – sábado
23 de dezembro
19h  –  Chegada do Papai Noel
20h – Coral Infantil  “Paz e Bem”
21h  –   Show da Banda Unidunitê (infantil)

Queimação de Palhinha  –  CCPDVF – sábado
06 de janeiro
18h – Reizado folia de natal

 

Leave a Response

Portal Geovane
Geovane Silva é um jornalista brasileiro da cidade de São Luís, capital do Maranhão. A sede do Portal Geovane Silva fica no Centro da cidade de Raposa-MA; Região Metropolitana da Capital. Fundador(es): Haroildo Carim Fundação: 01 de Março de 2016 (03 anos) Circulação: Estado do Maranhão.