domingo, setembro 27, 2020
DESTAQUES

Raposense ganha prêmio de melhor artesão do Maranhão

288views

Por Fernando Souza/ Central de Jornalismo/ GSNEWS

 

Iniciativas e práticas inovadoras para o desenvolvimento do turismo no Maranhão foram premiadas na noite desta segunda-feira, 09, no Prêmio do Turismo do Maranhão. A primeira edição do evento organizada pela Secretaria de Estado do Turismo premiou ações desenvolvidas por profissionais que trabalharam de forma proativa na inovação de cases de sucesso para o setor turístico do estado.

Mestre Douglas como é  conhecido na América do Sul, pois o mesmo não só fornece seus tralhos de artesanato no Brasil  e também  fora do País, ganhou na Categoria Artesanato; O projeto Miemart – Miniaturas de embarcações  Bumbas e Artes.

Foto: Bordado da Bandeira do Maranhão/ Por Mestre Douglas

Douglas de Jesus Castro Lopes, maranhense entrou para o time de artesãos do Ceprama aos 16 anos, em 1992. Acreditando na ideia que a arte move e realiza sonhos, Douglas envolveu todas as 4 gerações de sua família e a comunidade do bairro Pirâmide na história de amor à arte.

Foto: Início do Projeto Miemart no bairro Residencial Pirâmide.

Considerado um mestre artesão que repassa seus conhecimentos em bordados e indumentárias em couro, trabalhos expostos em museus e reconhecimento na produção de Miniaturas de Embarcações, Bumbas e Artes.

Foto: Miniatura do Bumba Meu Boi.

A festa de gala do Turismo do Maranhão contou com a presença do governador Flávio Dino, além várias autoridades políticas, empresários, estudantes, professores e profissionais que atuam no ramo turístico do estado.

Foto: Bordado de São João em um chapéu de vaqueiro.

 

Foto: Miniatura de uma embarcação.

Mestre Douglas Lopes não  se destaca somente no São João, pois no Carnaval do Maranhão também. Ele é  responsável pelas indumentária do bloco Bixo Raposa,  um ícone  no carnaval raposense.

 

Foto: Máscaras do Bixo Raposa.

Os 18 finalistas concorreram a preferência dos jurados em seis categorias: Bares e Restaurantes; Meios de hospedagem; Guias de turismo; Artesanato; Agências de viagem e Municípios.

A premiação foi concedida na forma de selos e os primeiros colocados de cada categoria foram premiados com certificados, troféus e uma passagem aérea para participarem da Feira Nacional ABAV Expo em 2020, uma das maiores e mais importantes feiras de negócios e turismo do Brasil que tem como um dos seus objetivos promover e estimular a realização de congressos, conferências, feiras, exposições e seminários com toda cadeia turística.

O secretário de Estado do Turismo, Catulé Júnior, enfatizou que o Prêmio do Turismo do Maranhão além tem o objetivo de promover os destinos turísticos do Maranhão no âmbito nacional e internacional.de ser uma forma de estreitar parcerias entre todo o trade turístico do estado
“Priorizamos que o prêmio fosse um selo de reconhecimento de boas práticas turísticas inovadoras que possam contribuir para o engrandecimento dos nossos destinos que é tão aclamado em todo e Brasil e no mundo que é o nosso Maranhão terra de encantos”, frisou o secretário.

O governador Flávio Dino, destacou as parcerias desenvolvidas pelo meio turístico e reconheceu os importantes avanços conquistados e os trabalhos desenvolvidos pela Setur durante o ano de 2019.

“Parabenizar o secretário Catulé e toda equipe da Setur pela bela iniciativa. O Prêmio do Turismo vem no mesmo sentido de fazer com que as parcerias com o setor privado se intensifique mediante esse reconhecimento à aqueles que se destacaram esse ano e serve também como estímulo a todo o segmento turístico para que possamos fazer mais no próximo ano”, destacou o governador.

Leave a Response

Portal Geovane
Geovane Silva é um jornalista brasileiro da cidade de São Luís, capital do Maranhão. A sede do Portal Geovane Silva fica no Centro da cidade de Raposa-MA; Região Metropolitana da Capital. Fundador(es): Haroildo Carim Fundação: 01 de Março de 2016 (03 anos) Circulação: Estado do Maranhão.
error: Conteúdo não autorizado para cópias!!