sábado, setembro 26, 2020
Raposa

Talita Laci trabalha para tornar a cidade de Raposa referência em desenvolvimento

352views

Por Dayana Vieira/ Central de Jornalismo GSNEWS

 

Fotos: Prefeitura Página Facebook.
Fotos: Fonte Prefeitura Pagina/Facebook

 

A jovem prefeita de Raposa -MA, Talita Laci (PCdoB), está comprometida com o desenvolvimento do município que fica a 21,8 km da capital São Luís.

Talita Laci falou sobre os desafios dos primeiros anos de gestão e dos desafios de reconstruir uma cidade que tem grande potencial para ser referência em desenvolvimento no Maranhão. Empenhada em atender aos anseios dos munícipes, Ela tem priorizando a saúde, educação, infraestrutura, cultura , turismo e agricultura, e vem investindo para que os jovens tenham acesso à capacitações e oportunidades de emprego.

Talita Laci  equilibrou as contas públicas da prefeitura, paga os funcionários antes do final do mês e está fazendo economias de cerca de R$ 70 mil por mês, recurso este que está sendo aplicado na saúde e educação.

ENTREVISTA

Dificuldades financeiras e falta de organização nas prefeituras foram alguns dos desafios dos prefeita eleita em 2016. Estes problemas foram encontrados em Raposa?


Talita Laci –
 Assim como outros prefeitos em outras cidades do estado, encontramos dificuldades e muitos desafios no começo da gestão. Mas como nosso compromisso era reconstruir a cidade e devolver à ela a esperança perdida, conseguimos organizar as contas públicas, pois queremos torná-la uma referência de desenvolvimento para o Maranhão. Entrei na política justamente por conta dos anseios da população, que pedia inovação na forma de gerir. É isso que estamos fazendo, renovando e garantindo os serviços necessários aos munícipes.

 

O que já foi possível fazer pela cidade?


Talita Laci –
Temos feito muito, apesar da dificuldade. No início organizamos as contas, pagamos o mês de dezembro de 2016 aos funcionários e fornecedores, que estava atrasado, e temos honrando com nosso compromisso de campanha, pagando os servidores antes do final de cada mês, além de valorizá-los, investindo em capacitação. Limpamos a cidade, arrumamos as escolas e estamos garantindo o pleno funcionamento do transporte e merenda de boa qualidade. Melhoramos a iluminação pública, a segurança tanto terrestre quanto marítima, com a implantação da 1º CIA Corpo de Bombeiro Civil, resgatamos o Carnaval, Aniversário da Cidade, a Festa do Pescador, o Arraial do Pescador, assim fortalecendo a economia e o turismo local.

 

Garantir serviços de saúde é essencial para a população. Como está o trabalho nessa área?


Talita Laci–
 A saúde é uma das nossas principais prioridades e tivemos o cuidado de trazer para a cidade serviços que não existiam, como uma ambulância semi-uti, em parceria com o Governo do Estado, uma Academia da Saúde, ampliação da UBS do Inhaúma, reforma da Unidade Mista de Saúde, Inauguração de uma Unidade de Saúde Básica no bairro Alto do Farol, uma van de transporte para paciente que fazem tratamento de Hemodiálise. Além disso a farmácia básica voltou a ser abastecida com medicamentos básicos e controlados, e tem profissionais capacitados para melhor atender a população. Somente em janeiro a Secretaria de Saúde de Raposa realizou milhares de  procedimentos, incluindo atendimentos de odontologia, psicologia, fisioterapia, nutrição, clínica geral, ginecologia, serviços de enfermagem, entre outros. Nossa unidade de saúde funciona de segunda a sábado, todos os PSF estão com profissionais e nosso povo sendo tratado com dignidade e respeito.

 

E na área da educação, quais ações já foram realizadas?


Talita Laci–
 Já reformamos todas as  escolas e adquirimos materiais, criamos mais vagas para alunos de 2 e 3 anos e estamos garantindo merenda de boa qualidade e transporte para todos os estudantes.Estamos concluindo a Escola Digna Manoel Moreira no Povoado do Canto, em parceria com a SEDUC. Como é nosso compromisso, ano passado qualificamos milhares de jovens e adultos com cursos profissionalizantes, nossos Guias Turísticos com cursos de capacitação Inglês. Também entregamos livros didáticos e fardamento escolar para todos os alunos da rede municipal. Também implantamos o Curso de Formação Continuada para as formadoras  que atuam na rede municipal de ensino de Raposa.

 

– Como tem sido o trabalho na zona rural?


Talita Laci –
  Para os agricultores, entreguei vários kits agrícolas, de irrigação e semente de qualidade, assim valorizando a agricultura familiar na nossa cidade. Para os pescadores, também foram contemplados  com máquinas, equipamentos e insumos para estímulo de suas produções.

 – Quanto à cultura e aos jovens, quais ações estão sendo implantadas?


Talita Laci –
 Como jovem, sei das dificuldades do mercado de trabalho, de conseguir uma oportunidade. O apoio aos jovens foi um dos meus compromissos de campanha, estamos fazendo um trabalho de qualificação, dando vários cursos gratuitos e assim se adequar em um emprego. Iniciamos os JEMES ( Jogos Escolares Raposenses), assim descobrindo novos talentos em várias modalidades esportivas.Esporte, educação e cultura estão sendo trabalhadas de forma integrada para garantir melhores resultado aos nossos jovens e à população em geral. Na Cultura resgatei o Carnaval, o São João, a Festa do Pescador, aniversário da Cidade, com o tradicional corte de bolo gigante e as festividades de final de ano.

 

E na área de infraestrutura urbana e mobilidade?


Talita Laci –
Estamos revitalizando nossas ruas. O trabalho de drenagem, asfaltamento, meio fio e sinalização mudaram o cenário de muitas vias da nossa cidade. No começo do ano fizemos um mutirão de limpeza geral na cidade, pois quase todas as ruas estavam cheias de entulhos, mato e restos de obras. Pintamos meio fio e revitalizamos a iluminação pública, que estava com 50% das lâmpadas queimadas. Revitalizamos todas as Avenidas, Como a do Pescador, Jussara, Cumbique, Cafeteira, São Sebastião, Rua da Paz e Travessa da Paz, Beco do Rato, Rua João Bragança, Avenidas 01 e 02 da Pirâmide entre outras.


Leave a Response

Portal Geovane
Geovane Silva é um jornalista brasileiro da cidade de São Luís, capital do Maranhão. A sede do Portal Geovane Silva fica no Centro da cidade de Raposa-MA; Região Metropolitana da Capital. Fundador(es): Haroildo Carim Fundação: 01 de Março de 2016 (03 anos) Circulação: Estado do Maranhão.
error: Conteúdo não autorizado para cópias!!